Curta e Siga


Dor no último osso da Coluna Vertebral





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Dor no último osso da Coluna Vertebral.




Localizado na última parte da coluna vertebral, o cóccix é um osso pouco lembrado pelas pessoas, a não ser quando apresenta algum problema. A estimativa é que de 1% a 2% da população mundial sofre com a chamada coccigodinia – dores crônicas no cóccix. A dor no último osso da Coluna Vetebral é  causada por situações como cair sentado no chão ou andar de bicicleta por um longo período de tempo, por exemplo.

Traumas na região são principais causa de dor, que, quando se torna crônica, pode ter várias causas. A principal são os traumas, como cair sentado, por exemplo. Isso pode levar a fraturas, torções ou luxações nesse osso, que são de difícil resolução. Há ainda causas congênitas, quando a criança nasce sem a curvatura anterior. Cisto pilonidal, cisto aracnoide e lipoma [nódulo] também são causas comuns dessa condição.




Ficar sentado por longos períodos agrava a sensação de dor Em algumas pessoas, esse reflexo pode aparecer e desaparecer de forma espontânea. Entretanto, é comum encontrar quadros crônicos de dor no cóccix.

Durante os últimos 2 meses da gravidez, os ossos da região da coluna lombar, assim como o cóccix, ficam mais flexíveis para permitir a passagem do bebê durante o parto. Por aumento da flexibilidade, o osso se movimenta mais livremente e, por isso, pode surgir dor, especialmente ao sentar ou levantar, por exemplo.

Aplicar compressas geladas no local e fazer massagens leves podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, para evitar que volte a surgir com tanta intensidade, pode-se fazer pequenas alterações no dia-a-dia, como sentar e levantar lentamente ou utilizar uma almofada em forma de circulo, aberta no centro, para reduzir a pressão sobre o cóccix quando se está sentada.

Em alguns casos, a dor no cóccix pode estar sendo provocando por problemas em outros locais, sendo que um dos mais frequentes é o desenvolvimento de uma hérnia de disco na região lombar da coluna, por exemplo.

O tratamento do problema no cóccix quase sempre é do tipo "conservador". O paciente é orientado a fazer fisioterapia, usar almofadas para aliviar a tensão na região, assim como podem ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Quando não há melhora, podemos fazer infiltrações no local com corticoides, excelentes para diminuir a inflamação e a dor. A melhora do quadro com essa terapia pode variar de 60% a 85. 

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!