Curta e Siga


Dry Needling e as dores na Coluna





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Dry Needling e as dores na Coluna.




Na intenção de oferecer um tratamento alternativo para as dores musculares, o Dry Needling vem ganhando cada vez mais adeptos. Também conhecido como "agulhamento a seco", o Dry Needling tem origem americana e atua diretamente no ponto da dor.

O Dry Needling é uma terapia manual e alternativa, que não envolve o uso de medicações e assim se torna uma terapia alternativa e mais natural, uma ótima opção para quem busca terapias com rápido efeito e sem uso de medicações. Como o procedimento atua diretamente na fibra muscular, o resultado é rápido e os pacientes costumam sentir a melhora imediata, por isso, o número de sessões varia muito com a intensidade e frequência da dor que você está sentindo.

O agulhamento a seco pode ser um meio eficaz de alívio da dor ao lidar com síndrome de dor miofascial, ou a presença de gatilho doloroso pontos e músculos. Quando esta técnica é usada por um fisioterapeuta, serve como um tratamento benéfico, especialmente quando usado em combinação com outras técnicas, como exercício.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor nas costas é um problema que afeta mais de 80% da população mundial. Estimativas da OMS preveem que 85% das pessoas no mundo todo sofrerão, ao menos, um episódio de dor nas costas ao longo da vida. As causas do problema podem ser má postura e até mesmo ter origem muscular provocada pela Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM).

A Síndrome é uma desordem neuromuscular caracterizada pela presença de pontos-gatilho (PG), vulgarmente conhecidos como nódulos musculares. Extremamente comum, ela é responsável por muitos casos de dor crônica musculoesquelética locais ou irradiadas para outras áreas do corpo. Nesse sentido, a SDM é uma das causas mais frequentes de queixas de dores nas costas, principalmente nas regiões cervical, cintura escapular e lombar. Limitações de movimentos também são complicações oriundas do problema.

Os pontos gatilho miofasciais são um tipo comum de dor. A palavra miofascial significa tecido muscular (mio) e o tecido conjuntivo dentro e em torno dele (fascial). Esses pontos gatilhos são geralmente o resultado de uma lesão muscular, como  lesões correntes comuns ou tensão repetitiva. Eles são dolorosos quando pressionado e pode criar dor em outra área também, que é chamado de dor referida.

O Dry Needling rompe com o ciclo vicioso do espasmo-dor, promovendo a melhoria da circulação, da oxigenação do músculo e a retirada de toxinas do tecido. Assim, o paciente poderá gradualmente movimentar áreas que estavam restritas, ganhando mais qualidade de vida.

Tenho duas indicações de cursos sobre Dry Needling para te passar:

Aprenda Dry Needling: O aluno aprenderá localizar todos os pontos gatilhos dos principais músculos do corpo humano e como colocar uma agulha para atingir a profundidade correta, dessa forma causando alterações fisiológicas no local gerando alívio das dores musculares. O aluno será capaz de agulhar articulações e tecidos alterados patologicamente para melhor a função deste tecido. Clique aqui e saiba mais

Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais

Se você se interessa por outras terapias alternativas/manuais, separei uma lista de cursos online de Terapias com bom conteúdo. Clique aqui!


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!