Curta e Siga


Causas da dor Sacroilíaca







A sacro-ileíte é a lesão inflamatória típica da articulação sacro-ilíaca, que é a junção articular entre o osso sacro (componente da coluna vertebral) e osso ilíaco (componente da bacia), localizada lateralmente à coluna vertebral. Pode desencadear dor lombar muito incapacitante em atletas, tanto amadores, quanto profissionais.

Essa articulação localiza-se na pelve e é a responsável por unir o osso ilíaco ao sacro, como o seu próprio nome diz. A estrutura é um componente essencial na absorção de impacto sob a coluna, evitando a transição direta entre as pressões advindas dos membros inferiores e as vértebras durante o ato da marcha.  Além disso, essa articulação tem o papel de garantir a estabilidade da pelve, funcionando como uma espécie de proteção.

Determinar a origem da dor sacroilíaca é um grande desafio. Diversas alterações podem estar por trás de tal desconforto, dentre elas:

Infecção conjunta
Artrose da articulação
Trauma
Fraturas devido à sobrecarga em atletas
Inflamação da articulação
Espondilite anquilosante
Doenças reumáticas
Cair de um lado do corpo
Hipermobilidade do quadril
Overtraining
Desequilíbrios musculares
Predisposição genética

O diagnóstico é realizado por meio da anamnese do paciente (história clínica), exame físico cuidadoso e exames de imagem. Raramente são diagnosticadas nas radiografias simples, sendo necessária a utilização de outros métodos como a cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ou mesmo a ressonância magnética para auxiliar na determinação diagnóstica.

O tratamento normalmente é conservador (não cirúrgico), envolvendo fisioterapia  para analgesia (melhora da dor) e cinesioterapia (fortalecimento muscular) regional para minimizar a chance de recidivas.


Dicas para Profissionais:
  • Programa de Certificação Completa Excelência em Coluna
  • Curso - Aprenda a tratar Lombalgias
  • Curso - Aprenda a tratar Cervicalgias com Terapia Manual

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!