Curta e Siga


Causas da Dor no Cóccix







Pense na última vez que você caiu no seu glúteo máximo. É uma das poucas ocasiões em que você percebe o seu cóccix simplesmente porque é incrivelmente doloroso. O cóccix se articula com o sacro e é composto por três a quatro vértebras coccígeas fundidas. Tem duas superfícies (pélvica, posterior), processos transversos curtos e cornos coccígeos. O cóccix é um ponto de fixação para os músculos glúteo máximo e coccígeo.

No entanto, o trauma não é a única causa da dor nessa região. Inclusive, se a dor for muito intensa, não permitir caminhar, se durar mais de 1 semana ou se for acompanhada por outros sintomas como inchaço no local ou febre, pode ser sinal de um problema mais grave e, por isso é importante consultar um clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento, que varia de acordo com a causa.

As causas da dor nesse osso são variadas, mas podem surgir a partir de atitudes comuns do dia a dia, como ficar sentado num banco duro ou outra superfície desconfortável por um longo período de tempo. Quedas e outros traumas podem trincar, deslocar ou provocar a ruptura do cóccix.

A dor também pode ter origem na sensibilização da inervação (gânglio ímpar), por movimentos repetitivos ou pelo desgaste geral em consequência do envelhecimento.

Nas mulheres grávidas, durante o último trimestre da gestação, os ligamentos conectados e em torno do cóccix naturalmente podem se soltar para abrir espaço para o bebê e causar a dor, por isso, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde, as mulheres são cerca de cinco vezes mais propensas a experimentar a dor no cóccix do que os homens.

Também é mais propenso a ter problemas no cóccix a pessoa que está acima do peso. O problema é que se você perder peso rapidamente, vai perder também o preenchimento que protege o cóccix o que deixa a região mais vulnerável à dor.

Em alguns casos, a dor no cóccix pode estar sendo provocando por problemas em outros locais, sendo que um dos mais frequentes é o desenvolvimento de uma hérnia de disco na região lombar da coluna, por exemplo. O que fazer? se existir suspeita de que a dor está sendo provocada por um problema na coluna, deve-se ir ao ortopedista para fazer exames, como o raio X, para identificar a causa correta e iniciar o melhor tratamento de fisioterapia

Em casos mais raros, a dor no cóccix pode ocorrer até mesmo por causa de uma infecção ou tumor.



Dicas para Profissionais:
  • Programa de Certificação Completa Excelência em Coluna
  • Curso - Aprenda a tratar Lombalgias
  • Curso - Aprenda a tratar Cervicalgias com Terapia Manual

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!