Curta e Siga


Como o Pilates reduz as Dores na Lombar







O Pilates trabalha o corpo como um todo, buscando sempre o equilíbrio corporal alongando e fortalecendo os músculos. Ele desenvolve a musculatura baseado em alguns princípios básicos, entre eles os mais importantes são contração, respiração e centralização da força.

O método se baseia na ativação do powerhouse – a musculatura responsável pela estabilização da coluna. Quando esse centro de força é ativado, também é ativada a musculatura protetora da coluna, o que a longo prazo impede o aparecimento de dores e possíveis alterações de estabilidade.

Não se deve esquecer a importância da avaliação postural, realizada em todos os alunos, mesmo aqueles que não apresentam queixas álgicas.

Os músculos do assoalho pélvico (em particular o períneo), abdômen, transverso do abdômen e glúteos formam o powerhouse (ou core como também é conhecido). Essa musculatura, ou centro de força bem trabalhado ajuda na proteção e estabilização da coluna. Não se pode falar de Pilates sem pensar nessas contrações, todos os exercícios são realizados com a contração do powerhouse.

A respiração é outro fator importante quando se trata de coluna.  A inspiração é feita pelas narinas e a expiração pela boca (até aí tudo bem). A respiração deve estar coordenada com o movimento do exercício, a expiração deve acontecer no momento de maior força. Resumidamente falando, quando inspiração os músculos abdominais tendem a se alongar, e então deixam de cumprir a função de proteção da coluna.

Não é a toa que o pilates é tão indicado por médicos e fisioterapeutas quando o assunto é coluna vertebral. Fortalecendo e alongando é possível diminuir muito das dores na lombar e ajuda muito na melhora da postura. Essa boa postura tanto no trabalho quanto em outras atividades diárias é imprescindível para evitar desconfortos.

É importante para o profissional saber avaliar e prescrever exercícios específicos que potencializam o resultado do tratamento. O método MIT - Movimento Inteligente que trabalha avaliação, planejamento e execução de exercícios usando o Pilates, treinamento funcional e Terapia Manuaal é espetacular. Clique aqui e saiba mais.

 

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!