Curta e Siga


5 problemas que a má postura pode trazer para sua vida




Os problemas que você pode ter com a má postura podem ser graves e deixar lesões crônicas. Uma pessoa passa, em média, 8 horas na frente de um computador, na cadeira do escritório, e mais algumas com a cabeça baixa olhando para o celular.

Acesse o blog da Fisioterapia

Se você é uma dessas pessoas, dessas, quantas horas você fica sentado da maneira correta? As dores nas costas são um problema que afeta 85% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A má postura está presente em praticamente tudo o que fazemos.

E no que não fazemos, como ter a quantidade de horas de sono de qualidade necessárias e exercícios físicos regulares. E achar algumas poucas sessões de massagem ou esticar as costas vez ou outra vão fazer com que o problema desapareça de uma vez

A primeira coisa que a gente pede é que a pessoa não fique muito tempo em uma mesma postura. A gente recomenda a regra dos 50-10. Quem trabalha sentado, o ideal é se levantar a cada 50 minutos e ficar 10 minutos em pé. Vá ao banheiro, beba água, tome um café e, se possível, se alongue um pouco.

Cifose

Principalmente nas pessoas mais idosas e com osteoporose. Quando se mantém a má postura, a cifose pode ser aumentada a medida que envelhecem. Se a pessoa não se exercita, não fortalece a musculatura que a mantém ereta. Então, a tendência é que a pessoa com osteoporose fique corcunda precocemente.

Barriga Saliente

A má postura pode causar flacidez abdominal. Isso porque você acaba "empurrando" sua barriga pra frente. Se você aumenta a cifose (corcunda), você acaba aumentando a lordose. É uma questão de acomodação das estruturas.

Fadiga

Energia, concentração e rendimento, são aspectos afetados nas pessoas que possuem má postura. Além de fazer com que os músculos entrem em fadiga. Por não exercitá-los.

Lesões

Por causa da má postura, algumas profissões acabam influenciando mais os possíveis problemas e lesões. Por exemplo, um técnico de laboratório, que passa o dia inteiro analisando lâminas no microscópio, terá mais chances de desenvolver hérnia de disco na região cervical.

Dores

Talvez você já sinta elas. Mas, a longo prazo, é comum que a pessoa desenvolva dores osteoarticulares causadas pela fadiga. E que são de difícil tratamento. Grande parte das vezes é preciso reabilitação com fortalecimento, acupuntura, fisioterapia, além de atividades físicas, para sair desse estado crônico.



Dicas para Profissionais:
  • Programa de Certificação Completa Excelência em Coluna
  • Curso - Aprenda a tratar Lombalgias
  • Curso - Aprenda a tratar Cervicalgias com Terapia Manual

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!