10/29/2018

Radiofrequência é opção contra dor na coluna


>




(foto: Northernvirginiamag.com/Reprodução)

Dados da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) mostram que a cada 10 pessoas, quatro sofrem de dores crônicas, que afetam principalmente a coluna vertebral. Infelizmente, muitos pacientes não respondem aos tratamentos conservadores, como o uso de medicamentos e fisioterapia. Uma opção é a radiofrequência.

Trata-se de uma técnica minimamente invasiva em que se usa uma corrente elétrica alternada de alta frequência para atingir nervos ou gânglios, bloqueando os impulsos nervosos que levam à dor. O objetivo é que a corrente elétrica bloqueie as fibras nervosas responsáveis pela dor. Além do alívio da dor, o nervo irá se recuperar e isso permite que o paciente possa se reabilitar para voltar às suas atividades cotidianas. Outro benefício é a redução do uso de medicamentos para melhora da dor, já que muitos fármacos têm efeitos colaterais importantes, quando prescritos por um prazo mais longo

A técnica radiofrequência pode ser convencional ou pulsada. Na primeira, as ondas de calor são contínuas, portanto o alívio da dor é constante. A desvantagem é que não pode ser aplicada em todas as regiões. Na pulsada, há pausas que permitem o resfriamento do tecido. A desvantagem é que o alívio da dor só acontece quando a temperatura está alta. A vantagem é que ela pode ser usada em regiões em que antes não era possíve.

O procedimento é considerado rápido, feito com anestesia local e sedação leve. Para aplicar a radiofrequência usamos um recurso chamado fluoroscopia. Trata-se de um equipamento de raio-x que nos fornece imagens internas do corpo em tempo real. Guiado pelo fluroscópio, inserimos uma agulha especial sobre a pele (percutaneamente), sem fazer incisões. Nesta agulha encontra-se um microelétrodo que emite a corrente elétrica e é inserido em um nervo ou em um gânglio, dependendo da estrutura que está gerando a dor.

Depois da inserção do microelétrodo, é colocada uma placa que irá levar a corrente elétrica de volta para o gerador. O objetivo da radiofrequência é bloquear a fonte da dor e isso acontece por meio do calor gerado pela corrente elétrica, que provoca uma lesão térmica nas fibras nervosas.

Em geral, esse tratamento é recomendado para dores causadas por hérnias de disco, osteoartrose da coluna, dores crônicas e nevralgia do trigêmeo.

Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Comment

facebook

Outros Posts Sobre Saúde


Receba no seu Email:

Dúvidas? Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os posts deste blog