Prevenção para dores na coluna durante o trabalho









Uma das principais reclamações das pessoas na atualidade está relacionada às dores nas costas. Seja qual for a região, o problema atinge quase todo mundo, principalmente quem passa horas sentado à frente do computador (geralmente com a postura incorreta), ou mesmo quem faz muito esforço físico na região sem que ela esteja fortalecida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida. 

Não tratada ou prevenida da forma correta, uma lombalgia simples pode se tornar um problemão ao longo do tempo.  Falando em lombalgia,  aquela dor que afeta a coluna vertebral na parte debaixa, atinge em cheio quem permanece sentado por longos períodos, como pessoas que trabalham em escritórios. Nestes casos, é uma necessidade trabalhar em uma mesa de boa altura e uma cadeira ajustável e com encosto.  Identificar a melhor maneira de sentar-se é fundamental para evitar a lombalgia. É recomendável  às pessoas que passam longos períodos sentadas, que se levantem de vez em quando e que façam
exercícios leves ao longo do expediente, como andar, caminhar e, se a empresa em que trabalham disponibilizar a ginástica laboral, que a façam.

RELAXAMENTO

Quem trabalha em pé também sofre com dores nas costas. Nestes casos, é recomendável que a postura seja mais ereta possível, evitando a queda dos ombros e o relaxamento natural. Trabalhadores que carregam peso precisam ter cuidados redobrados. É importante lembrar que quando abaixar para pegar objetos no chão é imprescindível flexionar os joelhos e trazer o objeto próximo ao corpo antes de se levantar. 

Nao existe o melhor tratamento para as dores na coluna pois cada caso é um caso. É preciso fazer os exames específicos para chegar ao diagnóstico correto. Repouso, a restrição da atividade física, ou exercícios específicos, fisioterapia, evitar o sedentarismo, se alongar a cada duas horas, ter uma boa qualidade de vida e alimentação saudável são alguns dos procedimentos para combater as dores.

FORTALECIMENTO

Fortalecer a musculatura é uma forma de prevenir as dores na coluna. Neste quesito, o método Pilates surge como um dos principais agentes. A atividade possui técnicas apropriadas para auxiliar no alívio das dores, porque ela é eficaz no fortalecimento dos grupos musculares e na reeducação postural, estabilizando a coluna. 

A maioria dos exercícios de pilates fortalece os músculos necessários para dar suporte adequado à coluna e vão fazer com que você se conscientize de que realmente precisa ter a postura correta. Porém, não adianta apenas manter a postura nas aulas e depois, nas atividades diárias, voltar a praticar tudo o que é errado posturalmente.

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!