Problemas na coluna: um mal reversível








Pioneira no Rio de Janeiro, a Maca de Flexão-distração automática é o método mais eficiente para o tratamento de patologias lombares .

Há três anos novas técnicas e métodos são utilizados no tratamento de dor na coluna, entre elas uma maca automática de flexão-distração, que acabou de chegar ao Rio através do Centro de Posturologia e Tratamento da Coluna Vertebral – CPTCV, em Copacabana.

Segundo o fisioterapeuta do Centro, Fábio Damião, membro fundador do Comitê de Fisioterapia Esportiva do Estado do Rio de Janeiro – COFEERJ, o equipamento, que é pioneiro na cidade, tem como objetivo proporcionar um alívio imediato nas doenças relacionadas à coluna lombar. "A mesa é, atualmente, a principal ferramenta no combate aos problemas da coluna vertebral. Quando inserido no programa de tratamento, proporciona um alivio imediato e acelera a reabilitação de quem sofre problemas na coluna, com destaque para as hérnias de disco", afirma o especialista.

De acordo com André Torres, fisioterapeuta com graduações em osteopatia e quiropraxia, o sistema de Flexão -Descompressão, desenvolvido por James Cox nos Estados Unidos e aprimorado por Eckard, é completamente indolor e de muita eficácia no combate destas enfermidades comuns. "Nesta mesa, aplica-se uma força de descompressão associada a flexão da coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado. O paciente é colocado na maca e ajustado à uma posição antálgica para que o procedimento seja completamente indolor. Os resultados são surpreendentes e superam os 90% de eficácia principalmente nos casos de hérnia de disco", afirma Torres.

A posição incorreta e contínua ao permanecer sentado, é uma das principais causas dos problemas lombares. "Ao sentarmos realizamos a flexão do tronco gerando uma pressão sobre o disco intervertebral, o que pode gerar inúmeras lesões na coluna, degeneração dos discos vertebrais e hipertrofia dos ligamentos e principalmente hérnias de disco. Para os pacientes que buscam apenas uma correção por conta da má postura ou do uso intenso dos saltos altos, a mesa proporciona ação imediata em poucas sessões. De 80 casos, 78 conseguem obter excelência no procedimento" conclui Fábio Damião.

Principais causas dos problemas na coluna -A coluna é uma estrutura do organismo composta basicamente de ossos, músculos, ligamentos e discos invertebrais. As principais funções dos discos intervertebrais são: possibilitar o movimento da vértebra em várias direções e absorção de impacto. A falta de cuidados com a saúde da coluna pode levar o disco à degeneração e até mesmo a uma herniação.

O problema pode começar com um abaulamento discal passando, num período posterior, a uma profusão do disco o que causaria uma compressão do nervo ocasionando sintomas como dormências, formigamentos, falta de força nos braços ou pernas e dor local. Passando desta fase surge à hérnia, estágio avançado da degeneração do disco, o que aumenta todos os sintomas além de levar ao comprometimento severo da parte de movimentos (motora) e sensibilidade (somestésica) gerando dores fortíssimas.

De acordo com a Organização mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população sofre, ou vai sofrer de lombalgia. Em 90% desses casos, o problema pode ser melhorado com fisioterapia aliada a mudanças de hábitos, mas nos outros 10%, os pacientes deverão passar por procedimentos cirúrgicos que podem curar e melhorar muito a qualidade de vida.

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!