Ioga e alongamento podem aliviar dores crônicas nas costas







Um estudo do Group Health Research Institute in Seattle, nos Estados Unidos, indica que tanto a ioga quanto o alongamento intenso são boas opções de atividades físicas para aliviar o desconforto de pessoas que sofrem de dores crônicas nas costas. A proposição da pesquisa ratifica a indicação de exercícios físicos para o tratamento desse tipo de dores, já que muitos médicos estão percebendo que prescrição de analgésicos e relaxantes musculares ou o encaminhamento para outros especialistas nem sempre excluem as dores em definitivo.

O trabalho publicado no periódico Archives of Internal Medicine acompanhou os resultados de uma pesquisa de 2005 que indicou que a ioga era um pouco melhor para dor nas costas do que um programa de exercício que incluía treinamento de força, aeróbica e alongamento. Os especialistas envolvidos acreditavam que isso poderia ser devido ao "componente mental" de meditação da ioga, e esperavam para obter um resultado semelhante com a nova pesquisa.

O estudo recente incluiu 228 adultos mentalmente saudáveis, com dor moderada nas costas. A maioria era bastante ativa, apesar de sua dor.

Os pesquisadores designaram aleatoriamente os pacientes para um de três grupos: um grupo fez aulas semanais de 75 minutos de ioga, outro fez aulas de alongamento e resistência semanais, e um grupo de controle recebeu um livro sobre como lidar com dores nas costas.

Os grupos de ioga e alongamento também receberam vídeos de instrução e foram encorajados a praticar em casa por 20 minutos por dia entre os treinos.
Três meses mais tarde, o dobro (cerca de 40% contra 20%) de participantes dos grupos de alongamento e ioga relatou uma melhora na dor nas costas e menor uso de medicamentos em relação às pessoas no grupo de controle. A tendência persistiu 90 dias após as aulas terminarem.

A grande surpresa em relação aos resultados é que a ioga não foi mais eficaz do que o alongamento. Antes dos testes, os pesquisadores achavam que os benefícios da ioga eram principalmente devidos ao componente mental ou espiritual.

O resultado do estudo sugere que, na verdade, o principal benefício da ioga é físico. E, de fato, a classe de alongamento (com foco em pacientes com dor nas costas) não é muito diferente de uma aula de ioga. 

Mas atenção! Não é qualquer tipo de ioga ou qualquer classe de alongamento que ajuda os pacientes com dor nas costas. O tipo de ioga utilizado no estudo centrou-se nas costas e nas pernas, e foi adaptado para as limitações físicas de cada indivíduo. Pacientes com dor nas costas devem evitar aulas muito "intensas" de ioga, e devem procurar estilos terapêuticos e restauradores.

Além disso, os pesquisadores alertam que sem a devida orientação e limites, os pacientes podem ficar piores do que quando começaram. Mesmo no estudo, cerca de 15% dos pacientes de ioga e alongamento aumentaram sua dor nas costas, uma taxa que está próxima da média geral.

Fonte: Saúde Plena

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!