Dor no Cóccix







O Cóccix é o conjunto de vértebras (3 a 5) que termina a coluna vertebral e se articula com o osso do sacro através da articulação sacro-coccígea, unidos por um disco fibrocartilaginoso e pelos ligamentos sacro-coccígeos anterior, laterais, posterior e intercornais.

O nome Coccidinia significa dor na região do Cóccix, que pode ser de moderada a aguda e que pode ter muitas etiologias (causas) e por isso tratamentos diferentes. Regra geral os sintomas são desencadeados por se sentar em superfícies duras, por movimentos repetitivos (saltar, correr, no caso dos atletas), no movimento de levantar depois de estar sentado muito tempo, nas relações sexuais, sobretudo nas mulheres, e na defecação.

A causa mais frequente é o traumatismo directo sobre um eixo vertical do osso do cóccix ou tecidos adjacentes, (queda, acidente), cirurgia ou luxações por esforços repetitivos (atletas). A Coccidinia é complexa no seu diagnóstico e contexto biomecânico, sedo as mais frequentes causas de dor, a fractura sacro-coccígea, a subluxação do cóccix ou outras disfunções da cintura pélvica e sacro, o que levam à hiper ou hipomobilidade do cóccix.

A Coccidinia é 5 vezes mais frequente nas mulheres (justificado pela anatomia) do que nos homens.

A melhor forma de diagnóstico de subluxação do cóccix é o RX nas posições de pé e sentado.

A articulação sacro-coccígea de facto permite algum movimento (por isso tem ligamentos e um pequeno disco) e não é em fusão como descrito em alguns manuais.

O tratamento Osteopático varia e depende obviamente da causa da disfunção. Em termos gerais, o tratamento engloba técnicas específicas que permitam um relaxamento dos músculos e ligamentos adjacentes, um reequilíbrio do jogo articular da coluna lombar, bacia, coxo-femorais, sacro e cóccix, aconselhamento de exercícios domésticos.

É importante salientar que por vezes o tratamento tem de ser via interna, pelo recto, conforme a posição e restrição do cóccix, mobilizando o cóccix gentilmente numa orientação específica. Esta será uma abordagem que, não obstante os bons resultados, tem de ser consentida e devidamente explicada ao paciente.

Fonte

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

9 comentários:

  1. Estou passando por este problema e já sei como proceder, ainda mais agora! Estou assim desde abril e a dor está diminuindo. Ainda sinto dor como se fosse uma fisgada bem na articulação sacrococcígea.
    Pensei que estivesse relacionada com as hernias de discos que tenho em L3, L4 e L5 S1; não me recordo de ter caído, mas tenho Espondilodiscoartrose diagnosticada em RM.
    Amanhã irei procurar meu médico e começar um tratamento adequado.
    Muito obrigada!
    Vanderléia Procópio

    ResponderExcluir
  2. eu tenho espondilodiscoartrose na cervical hipossinal t2 nos discos intervertebrais c3-c4,c4-c5,c5-c6ec6-c7 desidrataçao discal degenerativa epequena protrusao discal difusa em l4-5 e leve reduçao do calibre dos foramens intervertebrais de l4-5 bilateralmente

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de saber o que e isso que eu tenho comentei anteriormente

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia
    Gostaria de saber quais os exercicios e as dicas de alogamento para inflamação no coccix. Qual profissional medico devo procura

    ResponderExcluir
  5. Quando tinha 11 anos ,brincando cai de bumbum na calcada e fiquei com muita dor no coquis hj tenho 31 e ainda sinto muita dor,essa semana vou no medico pq.cada dia esta ficando pior........

    ResponderExcluir
  6. ancafurlanetti@gmail.com20 de setembro de 2013 11:41

    estou sentindo uma dor do lado esquerdo da coluna nao se isto essa dor comecou tem uns tres dias fui abaixar pra pegar um negocio no chao simplesmente travou minha coluna e agora essa dor. continua nao sei o que e

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se dor no cóccix tem algo relacionado com vontade de evacuar constante.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada,tirou minha dúvida e pode conhecer melhor o motivo da lesão e o tratamento adequado para aliviar a dor.

    ResponderExcluir

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!