Cervicobraquialgia







http://3.bp.blogspot.com/_OCRVtQauR5I/TCZaRumMpPI/AAAAAAAAALU/CjquF4GRzws/s1600/dor+cervical.jpg

A cervicobraquialgia é uma inflamação da coluna cervical (pescoço) com dores irradiadas para os membros superiores (braços, antebraços e mãos). As ramificações nervosas que saem do meio da nossa coluna (das vértebras) são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso corpo chamado assim de dermátomos. Então os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca occipital).

Os processos degenerativos naturais (artrose), metabólicos (osteoporose), posturais (escolioses) ou afecções em que haja compressão nervosa (hérnias de disco), geram uma inflamação na região do pescoço que quando essa inflamação acomete um determinado nervo, além da dor do pescoço, também haverá dores irradiadas para a região em que ele é inervado, por exemplo, uma inflamação na vértebra C6 (6º ossinho da coluna do pescoço de cima para baixo) poderá irradiar dores tipo pontadas e choques no dedo polegar e o indicador e na vértebra C3 poderá causar fortes dores de cabeça. Normalmente as dores irradiam apenas para um membro, a não ser que haja uma compressão muito grande tipo uma hérnia de disco em um grau acentuado poderá causar irradiações nos dois membros.

O diagnóstico é feito com uma boa avaliação clínica, com um raio-x ou uma ressonância magnética.

O tratamento segue com repouso, antiinflamatórios e fisioterapia com o intuito de reduzir a dor e a inflamação nervosa e após os sintomas das irradiações desaparecerem os exercícios de alongamentos são de suma importância. Vale lembrar que nesses casos não se adianta tratar onde dói e sim saber de onde está vindo tal dor e tratá-la no seu mal.

COMENTE ESSE POST

Compartilhe no Google +

0 comentários:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!