segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Médico alerta: dor na coluna pode ser gastrite







Elizabeth Esquerdo, de Bonsucesso - Gostaria de saber se consumir laranja lima é ideal para quem tem gastrite? 

O consumo de sucos ácidos, geralmente, é contra indicado para quem tem gastrite, mas não é isso que é o mais importante. O mais importante é evitar gorduras, cafeína. Se você fuma, deve parar de fumar. Não deve ingerir bebida alcoólica e evitar o refrigerante tipo cola, que são aqueles escuros, e também o chá preto. 

Taciane Freitas, do Méier - Fiz um tratamento, mas tive que interrompê-lo devido uma reação alergia. Ainda sinto dores e, às vezes, com determinadas comidas passo mal. O que devo fazer? 

Você tem que conversar com o seu médico e procurar trocar por um medicamento que possa ser usado sem dar a reação alérgica que você teve. Existem opções sim. 

Carolina Andrade, do Leme - Gostaria de saber o que realmente causa a gastrite,e se o estresse é uma dessas causas? 

A gastrite não tem uma causa só. Ela é multifatorial. Ou seja, várias coisas levam à gastrite. O estresse é uma delas com certeza, mas existe também uma tendência pessoal, como essa fragilidade da parede dentro do estômago e também a sensibilidade a certos alimentos. Eu te aconselho a procurar um médico para falar sobre isso. 

Natalia Cristina Moreira Meireles, de Campo Grande – Eu tive a bactéria h. pylori, mas já fiz o tratamento. Gostaria de saber se é preciso voltar a fazer a endoscopia. 

Na verdade, se você não tem os sintomas especificamente agora, eu acho que você deve se cuidar em termos da regularidade da sua alimentação, na qualidade e no tempo, para você poder evitar de ter novamente gastrite. Mas não precisa fazer endoscopia agora, só se voltar a ter sintomas. 

Tatiane Cruz Soares, de Padre Miguel - Tenho um tipo de entalo na garganta que mesmo tomando liquido não sai. Isso me impede até de comer alguns alimentos. Isso pode ser do estomago já que sinto muitas dores? 

Isso não especificamente tem a ver com gastrite, mas tem que ser investigado. Possivelmente, esse problema está no esôfago que é o órgão entre a boca e o estômago. Esse órgão tem que empurrar a comida para baixo de maneira coordenada para chegar no estômago. Acho que você tem que procurar um médico para avaliar isso direitinho. 

Juliana Conceição, Santa Rosa - Tenho gastrite e, durante uma crise provocada por um suco de pêssego bem acido, tive uma dor nas costas. Às vezes, tenho essa dor que vem sempre acompanhada de uma dor na garganta. Também tenho hérnia de hiato. Isso poderia estar causando essa dor nas costas? Já fui a um ortopedista e ele me disse que a coluna não deve ser a causa da dor. A gastrite poderia causar essa dor? 

A gastrite pode causar uma dor irradiada para as costas, sim. E se você tem hérnia de hiato, isso facilita não só o aparecimento da gastrite como também da esofagite, que é a inflamação do esôfago que é o órgão que está acima do estômago, que trás a comida da boca até o estômago. Provavelmente, como você tem o diagnóstico de gastrite, essa pode ser a causa da dor que você sente, mas procure um médico para ver isso. 

Guilherme Ferreira, de Nova Iguaçu - Como nós tratamos a gastrite? 

O tratamento da gastrite é à base de medicamentos que diminuem a quantidade de ácidos no suco do estômago e também de remédios para facilitar o esvaziamento do estômago para a comida não ficar parada lá dentro. Você tem que procurar um médico para definir isso.


Um comentário:

  1. Olá fiz endoscópia e a biopsia, acusou gástrite e a bacteria H. Pilory. Tomei o medicamento e a gastrite está controlada, porém a bacteria não foi eliminada. E então meu médico me receitou o retratamento com o pilory retrat, mas quando refiz o exame a bacteria mesmo assim não eliminada, o que deve ser feito agora, já que os dois medicamentos não eliminou a bacteria?

    ResponderExcluir

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...